Como o homem deve lidar com a TPM feminina?
- Homens e mulheres dão dicas para os casais atravessarem esta fase mensal da melhor maneira
"O homem que reconhece que sua parceira está na TPM pode contribuir para abrandar os sintomas, desde que consiga adiar assuntos mais difíceis e estressantes. Que tal discutir esses assuntos depois ue a mulher menstruar? Exigir controle ou não valorizar os sintomas pode contribuir para exacerbar o quadro. O homem ajudaria a mulher mais ainda se conseguisse perbecer, se fosse o caso, um quadro mais grave, como o de por exemplo, uma TDPM".
Carmita Abdo, psiquiatra, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) da USP
"Dicas para o homem driblar a TPM feminina: paciência (muita!), convidar e estimular realização de atividade física e atividades relaxantes, dieta rica em peixe (para ela, claro). Nunca, sob nenhuma justificativa, fazer aquela cara esperta e perguntar: "cê tá de TPM né?". A menos que não dê valor à vida".
Monica Zilberman, psiquiatra e pesquisadora do Instituto de Psiquiatria da USP
"Releve tudo. Se ela terminar com você ou mandar você à merda, esqueça, é uma fase e vai passar. E se você puder perdoá-la depois do surto, a gente agradece"
Fernanda D ' Umbra, atriz, cantora e diretora
"Meu marido é quem dá a dica: 'não bata de frente com ela, seja compreensivo. Saia de casa, vá treinar (ele pratica judô), e relaxe a sua cabeça para o próximo round'. Eu complementaria dizendo que, se o casal meditar, o risco de embates são menores"
Camila Bezerra, empresária
"O homem precisa evocar aquela música do Raimundos: "Complicada e perfeitinha (...) Meu namoro é na folhinha. Mulher de fases'. Folhinha é calendário, e a TPM é uma fase, que passa. É preciso paciência. Agora, se os sintomas forem muito sérios, é legal a mulher colaborar e procurar um especialista"
Mara Pusch, psicóloga da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
"Como forma de preservar a relação, proponho a criação de uma CPM (cuidados pré-menstruais) para o casal com TPM. Homem e mulher devem colocar na agenda a data em que ela estará de TPM. Ele deve ficar atento mesmo, ou ela pode avisar antes também, durante é que não adianta".
Letícia Isnard, atriz
"A grande dificuldade atual do homem não é apenas entender a TPM, e sim entender a mulher como um todo. Ao mesmo tempo em que elas parecem desesperadas pelo amor, estão muito marrentas, pregando um feminismo meio bobo e ultrapassado, virando uma imensa TPM de perninhas. Os homens estão perdidinhos, e a TPM só piora o quadro. Homens e mulheres têm que trabalhar pelo encontro, ela precisa entender a sensibilidade dele; e ele, saber discenir o que é TPM e o que é maluquice mesmo"
Rodrigo Penna, empresário e DJ
"Meu conselho é que exista um lugar na casa onde o homem possa ficar blindado em relação àquela avalanche de emoções confusas que é a TPM. Ou sair de casa se a mulher estiver cuspindo fogo. A TPM é destrutiva , o homem precisa saber identificar para não por tudo a perder por uma simples TPM".
Zeca Fonseca, fotógrafo e escritor
“TPM é problema do homem também, porque acessos de fúria de uma mulher podem estragar ou até destruir uma relação. Quando ela o agride, ela abre uma conta. Então, é bom ele participar do problema: ir com ela ao médico, estimulá-la a fazer terapia, ou fazer ele também, praticar exercícios físicos. Tensões melhoram quando uma relação está harmonizada".
Nenhum comentário:
Postar um comentário